segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Molduras boas não salvam quadros ruins

Pintei um quadro. Desenhei como eu quis, dei as cores e os traços de acordo com os meus desejos, de acordo com o que eu acreditava, de acordo com os meus sonhos. Por um tempo fiz as pessoas acreditarem que você era um bom quadro, você me fez acreditar que era, por isso queria que todos vissem e acreditassem no mesmo que eu. Mas isso apenas por um tempo, pois ninguém engana por muito tempo, uma hora algo da errado, algo cai em contradição. Foi estranho, de repente todos começaram a criticar, e ver defeitos no quadro, diziam que um dos piores defeitos era estar faltando uma boa moldura. Então, todos começaram a ficar desconfiados. Todos, menos eu. Por que eu não via defeitos? Porque pra mim parecia um quadro perfeito mesmo sem a tal moldura? Talvez seja porque eu pintei. É! esqueci que foi eu quem te pintou, eu o fiz como eu quis, sem erros, sem um borrão qualquer. Nada em você foi natural, foi tudo planejado, manipulado e combinado. Pelo menos uma vez eu queria ter algo perfeito, pelo menos dentro do que eu considerava perfeito. Por isso te pintei !

Mas o tempo passou.. porque será que agora quando eu me sento diante do quadro eu não vejo mais perfeição? As cores estão meio apagadas, meio frias, perderam o calor. Agora fico até um pouco enjoada de olhar. E os traços? Olha só quantos borros, quantos erros, como é que pude deixar tudo isso passar despercebido. Minha nossa ! Eu que pensava conhecer cada curva da pintura!

Mas eu, insistente ou burra como sou, não desisti! Para mim ainda havia uma saída, achei que se colocasse uma boa moldura o quadro ficaria melhor, talvez se eu fosse sua moldura você se tornaria melhor. É, porque a moldura sempre muda a imagem que o quadro nos mostra, a moldura é um atrativo a mais, e é por trás dela que se esconde aquelas imperfeições de quando o pincel acaba passando da linha limite, esconde também aqueles restinhos de tela que sobra por de baixo dos grampos. E então eu quis, eu tentei ser a sua moldura. Mas parece que de nada adiantou, e só agora cheguei a conclusão de que molduras boas não salvam quadros ruins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário